sábado, 13 de julho de 2013

Balanço

Por vários motivos, e alguns falarei a seguir, hoje estou extremamente tocado, digamos assim, e sentindo uma grande necessidade de escrever. Pensando um pouco mais, ocorreu-me que o blog completa seis meses em três dias. Juntando tudo, julgo mais que necessário, para mim pelo menos, fazer um balanço de tudo que aconteceu desde então.
Em primeiro lugar, o blog surgiu como uma forma de explorar a mim mesmo e minhas ideias de uma maneira mais ampla e menos hipócrita. Um lugar onde não existia meu eu construído, aquele que construí ao longo da vida e do qual todos que me rodeiam tem expectativas fruto do "óbvio". Era uma forma de conhecer pessoas que viviam a mesma situação de dúvida com sua sexualidade, problemas de autoaceitação ou simplesmente por viverem no armário. Outros similares e afins se aplicam. Seis meses atrás me permiti nascer de novo e começar o mais do zero possível. Escondido, mas consciente. Receoso, mas corajoso... e não, não é incoerente, pois a coragem é fazer e ir atrás quando se está borrado de medo.



Começou uma avalanche na minha vida pessoal, na qual me encontro até agora. Permiti explorar minha sexualidade como jamais sonhei. Bom... eu tinha imaginado bastante. Posso dizer que, este blog (inspirado por outro blog que acompanhava já havia oito meses, na época) me proporcionou muito mais do que abordar temas que me incomodavam e ganhar valiosas opiniões sobre cada um. Por aqui, vim a conhecer pessoas de grande mente e espírito. Pessoas cuja identificação (e isso acontece de várias formas) aconteceu tão rápido que, sem perceber, ganhei amigos com A maiúsculo. Longe de qualquer julgamento, de um jeito natural. Aqui, só vale a sinceridade. Por isto, meus caros, muito obrigado!


E como problemas são relativos na vida, toda sequência de fatos incorre em, necessariamente, novas perspectivas, novas direções e novos pontos de conflito. Hoje em dia, minha sexualidade segue a pauta. Estou aprendendo a cada dia me cobrar menos em relação à decisões. Tem coisas que são difíceis. Preto no branco é sem graça. Melhor colorido e em degradê. Rsrsrs. Tudo lindamente misturado. Sendo assim, tenho outros paradigmas agora. Tenho sofrido para juntar as duas partições que minha vida ficou. Uma vida "dupla" dá trabalho. Inventar desculpas para escapar de compromissos no lado A para deixar o lado B ser feliz pode ser muito estressante. Sair duas vezes no fim de semana para atender os dois lados, duas vontades diferentes. Velhos amigos, novos amigo. O que fazer quando a nossa própria felicidade e bem-estar tomou conta de um pedaço tão grande de nós que aniversários são esquecidos? E até entes queridos descem na lista de prioridades? Se descobrir... não, sempre me fui descoberto, acho que permitir é a palavra que melhor atende à minha situação de vida emocional específica... é como se fosse receber a nota de uma prova que se estudou muito, mas que se tinha medo de ser reprovado. É uma sensação de abertura no peito. Sinto, hoje, uma força tão grande em mim que tenho a sensação de que posso fazer qualquer coisa. É libertador.



Nesses seis meses, como já falei, vivi experiências e conheci pessoas virtualmente e pessoalmente (e, incrivelmente, os virtuais são tão presentes quanto) tão especiais que não encontro palavras para descrever. Mas, posso dizer com segurança, as quero por perto por muito tempo. Talvez pelo fato de que minha família é um pouco complicada, meus amigos sempre tomaram um lugar muito grande no meu coração e uma importância maior ainda na minha vida. Os considero mesmo família. São a melhor que tenho. Não sou o tipo O POPULAR, capitão do time de futebol, nem nada, mas venci minhas dificuldades de fazer amizade da adolescência e fiz alguns também não tão poucos amigos. E esse número cresceu no período de nosso balanço. Hoje, sofro porque quero unir meus dois lados. Esconder da família não me machuca 1/5 do que esconder deles. E quero dar a devida importância aos novos, pois em pouco tempo eles se tornaram fundamentais para mim. Ontem, por exemplo, conheci mais uma amiga através de um amigo. Fotos e status em facebook me mencionando. Tudo represado na Análise da linha do Tempo. Não é por isso, exatamente, pois a exposição não é o ponto, mas consigo fazer uma ponte simbólica com a palavra "represado". Já represei demais, não tem comporta que resista.



Agradeço pelos últimos seis meses a todos que aqui estiveram, mais ainda aos que mandaram email, mais ainda aos que comentaram e mais ainda aos que viraram amigos. Recomendo aos que apenas lêem que comentem, que mandem email, que, POR FAVOR, falem, conversem. Ninguém está sozinho nessa. não precisa ser comigo. Com outros. Se a criatura se propôs a isso, ela espera isso.

Abraço

4 comentários:

  1. Querido Chico,

    Antes de mais, parabéns! Fazer 6 meses de blog é sempre um triunfo especial para cada pessoa. É uma prova que começamos algo, gostamos e queremos manter. Adorei a tua reflexão. Encontrei nela uma grande sintonia, e faço meus alguns dos teus problemas, pois são problemas que temos em comum. Durante muito tempo e ainda agora, tenho algumas dificuldades em mostrar e revelar aos meus amigos mais chegados [e então família nem se fala!], sobre o que me realiza afectivamente.

    Ter coragem para dizer: olha, estou gostando dum gatinho é algo que muitas vezes me sinto na vontade de dizer, mas daí a dizer, vai uma longa distância. Com o tempo tenho me vindo a abrir com algumas pessoas, inclusive meu melhor amigo já sabe, embora continue sempre "insistindo" com aquelas bocas típicas": ei, já viste aquela gata ali? Nossa, que belo par de mamas!". :P

    Tenho amigos que são claramente gays, mas estou pouco com eles, até porque não são amigos daqui da zona onde vivo. Mas quando posso, tento que eles e os meus outros amigos se "juntem", para que todos se relacionem bem. Felizmente, aceitam-se uns aos outros, apesar de sempre haver uma "indirecta" ou uma "boquinha" a propósito do que tu sabes.

    Não é fácil nem m estou a ver a dizer aos meus amigos mais próximos, além do meu melhor amigo. quem tem de saber já sabe. Os restantes, se eu iniciar um relacionamento, pois então aí saberão.

    Espero que continues a escrever e a partilhar sobre ti, gosto muito de te ler!

    Um abração,
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, é uma coisa complicada mesmo. O que importa é nos sentirmos bem. Quando me pego nesses conflitos ultimamente, penso: "mas, fazer tal coisa ou tal coisa vai me fazer feliz?" Se sim, meu amigo... faço. Ser feliz tem consumido meu todo meu tempo! Agora entendo mais uma frase clichê!!
      Estou bem longe de ser exemplo ainda, mas estou tentando ser coerente comigo mesmo, cada dia mais.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. parabéns pelos 6 meses, Chico, e vc tem razão, se precisar de ajuda, se alguém precisar de ajuda, nos procure. Mande um e-mail, o meu por exemplo é leninfoxx@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Foxx!
      Obrigado!
      E é isso aí. Se aprendi uma coisa nos últimos tempos foi que nunca é tarde para fazer novos grandes amigos! Isso tem sido libertador para mim.

      Abração!!

      Excluir