quinta-feira, 25 de abril de 2013

Abertura, aproximações e mudanças

Como seres humanos acho que podemos lamentar o quanto estamos aquém do que imaginamos. Quem pensa só um pouco, consegue ver fácil. Convenhamos. Vivemos em um mundo em que não fazemos nem metade do que gostaríamos, muito em parte pelo que pode parecer ou os outros pensarem. Somos uma sociedade adoentada, é impossível não assimilar e aceitar este fato. Mas, não por isso, podemos nos render. Pelo contrário, falo isso por estar em um momento bastante inspirado e confiante. Por quê? Bom, reconhcer o alcoolismo é o primeiro passo para se curar dele. Mas, isso foi uma metáfora. NÃO SOU ALCOÓLATRA, tá? Talvez tenha tendências, mas nem por isso perco meu valor. rsrsrs. Contudo, considero que vejo o mundo de maneira diferente da massa, assim como a maioria que passa por aqui, por motivos que já falei antes. Assim sendo, acho que eu tiro a cabeça para fora d'água e vejo um pouco menos turvo, dentro de minhas limitações, óbvio.



Dito isso, tem me chamado a atenção de como temos o poder de mudar o curso das coisas apenas com atitudes positivas. Quando nos abrimos um pouco mais, permitimos que os outros nos vejam de uma forma ampla e tenham a chance de conhecer nosso melhor e nosso pior. Aí se vê quem vale mesmo o nosso esforço. E, em um estalar de dedos, a gente se dá conta de novas pessoas que estão tão próximas sem que tenhamos nos dado conta antes. Será que foi tão rápido assim? Não sei, mas a sensação diz que sim. Aquela sensação de conhecer pessoas novas, descobrir seus mundos, seus anseios e aspirações, de começar a prestar atenção nas pequenas coisas, valorizá-las. Piadas curtas, gargalhadas longas.



Os laços que unem as pessoas são detalhes, geralmente, tão deixados de lado na correria do dia-a-dia, que nem lembrados são. São feitos de olhares de cumplicidade, mensagens toscas no meio da manhã, imitações do chefe, críticas de filmes. É a sexualidade. É o simples fato de entender alguém sem cobrar porquês e lembrar deveres. Música. Tudo tão tênue, lindo e simples.



Vejo uma frieza assustadora entre pessoas que se veem diariamente, às vezes. Falta de abraços. Ora pois, beijos e sexo sem culpa. Quem nunca foi atingido ou praticante dessa frieza? Outro dia, fui assistir o lançamento do #OccupyLove. Foi muito legal ver tanta gente reunida na rua pela mesma coisa. Ninguém se conhecia, todos estavam próximos. Não precisamos sucumbir a essa excessiva secura de vida que o ritmo do mundo nos impõe. Temos que saber onde está o nosso botão de ligar e desligar o lado humano. E usá-lo. Quando desligarmos, não precisa zerar tudo. Podemos continuar com o sorriso no rosto. Cara de bravo não ganha tanto jogo quanto um sorriso.


Fiquei bonito na foto?


Bom final de semana e uma boa semana próxima.

Abraços

6 comentários:

  1. primeiro, me assustei com a piada do alcoolismo, não faz isso de novo, menino!
    segundo, que texto difícil, ele puxa a gente pra lados bem diferentes, ainda tô tentando entende-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Tem que fazer dar um frio na barriga, às vezes, pra não perder a graça!
      A minha cabeça é confusa... rsrsrsrsrs

      Excluir
  2. "Viagens" são sempre boas! E nem por isso você é alcoólatra, certo? Certo? Brincadeira!

    Prestar atenção nas coisas pequenas talvez seja o mais difícil. E o mais importante.

    E saiu super bem na foto! Quantas cabeças amarelamente iluminadas! O #OccupyLove deve ter sido gostoso. E frio.

    ResponderExcluir
  3. Sei lá, o mundo anda tão cão que as pessoas de certa forma tão egoístas que ninguém para mais para olhar o outro! Um bom dia, um sorriso, um tudo bem, tudo isso pode mudar o dia e a vida de alguém.

    Ser a mudança que a gente quer no mundo, em um primeiro momento pode parecer coisa de "Alice", mas na prática se resume em "boas ações", que com certeza farão a diferença na vida dqueles que nos cercam e que um dia irão retornar para nós de alguma forma.

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas estão cada vez mais frias, mesmo as que se conhecem há um bom tempo. Amigos que mal se cumprimentam, pais que não beijam os seus filhos e vice-versa. Às vezes até um simples "bom dia" pela manhã faz a diferença. Eu sou um pouco sisudo, confesso, mas não sou frio. :)

    abraço.

    ResponderExcluir