sábado, 13 de abril de 2013

O que faz um bom homem?

Will you tell me now?


O que faz um bom homem? Acho que essa é uma pergunta que tende a pairar sobre todos que chegam à idade adulta e a uma maturidade razoável. Essa última, por experiência própria, imagino que comece a chegar mais perto dos 30. Desculpem, mas até então, acho bem difícil. Já li e ouvi várias coisas que apontam que os homens alcançam uma inteligência emocional adulta quando chegam na casa dos trinta. Acho que sempre fui mais maduro do que a minha idade, mas não sei, acho que isso foi em outros tempos. Hoje acho que estou bem de acordo. E vocês?

Sobre o que faz um bom homem, é um tópico que dá muito assunto, mas acho que a resposta vem de dois lados. De dentro e de fora. Ora, pois. Temos toda a tormenta de valores sociais impostos e cultivados para avaliar e assumir um "grupo" ao qual nos dizemos pertencer. Assim como, temos tudo aquilo que acreditamos e ao longo da vida entendemos como ser o que verdadeiramente nos serve e atende. Esses são os mais valiosos e nem sabemos o quanto podemos brigar por eles quando chega a hora.

Cada um constrói a si mesmo e aceita os valores que sente serem os corretos. Mas, será que cada um de nós tem clareza do que considera bom? A resposta se constrói junto. Não sei se todos conseguem enxergar isso. Mas, para aqueles que são levados a pensar mais sobre sua existência até chegar a uma auto-aceitação, como é o caso de vossas senhorias, caros leitores, acho que sim e que quem passa por isso consegue se elevar a um nível mais alto na escala evolutiva (assumindo aqui uma postura so called 'evolucionista'). Principalmente, porque somos todos obrigados a olhar "the big picture" de uma forma que a maioria não está acostumada. Portanto, fiquem felizes de pertencerem a um "gênero" que acaba tendo um currículo com mais disciplinas obrigatórias. hahahaha

Bom fim de semana e boa semana!

5 comentários:

  1. sim, quem pensa sobre si mesmo evolui mais, com certeza. E sobre os 30 anos, é sim um momento de amadurecimento, mas tem mta gente q não consegue amadurecer aqui né?

    ResponderExcluir
  2. Não tenho a certeza de que o "caminho" possa ter significado a partir dessa variável: "ser um bom homem". Nem sou capaz de definir o que isso quer dizer!...

    Este é, naturalmente, «um tópico que dá muito assunto», mas creio que - se me aventurar pelas linhas perpendiculares do pensamento - talvez acabe por aceitar a sugestão de Rudyard Kipling: «...quando já nada houver em ti que seja humano, alegra-te meu filho - então serás um homem!...»

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu tenho uma boa clareza interna do que é ser bom. Não digo que tenha atingido todos os pontos, mas tento colocar em prática aquilo que eu interpreto como um "mantra" interno. Acho que o ponto principal é viver feliz sem a necessidade de depender da infelicidade alheia. Muita gente não consegue atingir isso. Acho.

    Excelente semana pra ti!

    ResponderExcluir
  4. A realidade, a forma como a vemos, a encaramos, é única para cada pessoa. O que faz para mim ser um bom homem, pode não ser o mesmo que tu ou outras pessoas pensam ou imaginam. Isso se deve aos factores que mencionaste no texto, bem como à experiência de vida e à forma como cada um de nós vê e avalia a vida e tudo o que o rodeia - penso eu. ^^

    A fronteira entre o certo e o errado é muito ténue por vezes. E dentro dessa fronteira, existe uma infinidade de alternativas que por vezes aceitamos tomar como a opção mais correcta. Mas lá está- tudo depende da perspectiva que vemos os problemas e as decisões que tomamos! ^^

    Abraço e obrigado por este momento de reflexão! ^^

    ResponderExcluir
  5. Não há homens bons; aliás, a perfeição é algo que não existe. Isto atendendo ao conceito moral do "ser-se bom". Se nos limitarmos a agir correctamente com os outros, é meio caminho para nos considerarmos "bons". Coloco muitas reticências no que disse porque é um assunto extremamente complexo.

    Quanto à maturidade, regra geral, as mulheres amadurecem mais cedo. Há excepções à regra. :)

    ResponderExcluir